Você já deve ter visitado algum site que não te agradou visualmente. Supondo que a resposta seja sim, é possível imaginar o quanto é ruim navegar por um e-commerce que não proporciona uma boa experiência para o usuário. Por isso, o primeiro passo para construir um e-commerce que seja valorizado por quem compra é se colocar no lugar do usuário.

Sendo assim, o seu e-commerce deve ser planejado e pensado principalmente para a usabilidade e experiência do usuário, pois essa é uma das formas de fazer com que ele se interesse pela sua loja e permaneça nela. E é possível construir isso através do UX design.

Essa informação pode ser confirmada através de uma pesquisa realizada pela Salesforce – que trouxe dados importantes – com mais de 6.700 consumidores e pessoas da área de compras ao dizer que:

  • 76% dos consumidores esperam que as empresas compreendam as necessidades e expectativas deles;
  • Mas 51% deles consideram que as empresas ainda não são completamente capazes de proporcionar grandes experiências.

Mas o que é a experiência do usuário? É o tema tratado no próximo tópico. Continue lendo para entender.

O que é experiência do usuário?

Toda e qualquer interação do usuário com uma marca pode ser chamada de experiência do usuário. Aliás, essa interação pode acontecer em qualquer lugar, mas, nos dias atuais, ela acontece principalmente na internet – nos sites e nas redes sociais das empresas.

Já foi o tempo em que as pessoas compravam de uma determinada marca somente pela qualidade de seus produtos e serviços. Hoje elas avaliam muito além disso, pois percebem desde posicionamentos referentes a diversos assuntos, que podem ou não representá-las, até o design de interface de usuário, ou seja, o design do e-commerce.

Para explicar melhor sobre isso, logo abaixo você conhece alguns pontos fundamentais para uma boa experiência do usuário no seu site de vendas.

Como proporcionar um bom UX no e-commerce

Como você já percebeu até aqui, esse universo de UX é muito mais amplo do que normalmente se conhece. Por isso, confira os pontos selecionados e indispensáveis para proporcionar essa experiência.

Atrativo visual

A primeira impressão normalmente é a que fica na internet. Ao acessar um site, a primeira coisa que o usuário vai prestar atenção é o visual e, por isso, o UX design é importante. Esse é o momento de cativar o seu consumidor e fazer com que ele sinta vontade de estar navegando pelo e-commerce.

Acessibilidade

Outro ponto bem importante é a possibilidade de acessar o e-commerce através de vários dispositivos – celular e tablet, por exemplo –, indo além das telas tradicionais, como o notebook ou desktop. Por isso, construir um design que se adapte a todos os aparelhos é uma forma de mostrar ao consumidor que você se importa em como ele se sente e visualiza o site.

Além disso, esse ponto ajuda na inclusão de usuários que têm restrições físicas e acessam sites através de alguns recursos diferenciados, como os leitores de tela, por exemplo.

Intuitividade

Nada melhor do que acessar um site e ele ser todo preparado para você navegar tranquilo, sem a necessidade de ficar procurando botões em espaços inimagináveis. Essa intuitividade vem acompanhada também do UX writing, que é o conteúdo pensado na experiência do usuário, devendo proporcionar uma excelente navegação.

Desempenho técnico

“Nossa, que site rápido. Gostei!” Essa é uma das frases que, sem dúvidas, você disse em algum momento quando acessou um site e se surpreendeu com ele. A alta velocidade de carregamento acompanhado do bom desempenho técnico são os pontos que constroem essa frase.

Verdade seja dita que de nada adianta o seu site ter um visual superatraente se demora longos minutos para carregar de uma página para a outra. Além disso, é importante lembrar que todo o conjunto contribui para a valorização do site pelos algoritmos, melhorando o seu SEO (otimização dos mecanismos de busca), já que, com esses pontos positivos, ele passa a ser mostrado nas primeiras páginas dos sites de busca, como o Google.

Números comprovam os impactos causados pelo UX design

O impacto que um bom UX faz no seu e-commerce é gigante e pode ser comprovado através, também, de dados. Confira abaixo alguns deles que foram levantados para lhe mostrar o quanto ter um site de vendas com um design intuitivo e pensado na experiência do seu consumidor é importante:

  • 400% de aumento na taxa de conversão de leads é o que pode gerar um UX melhor em um e-commerce (Forrester citada pela Intechnic);
  • 70% dos consumidores desistem das compras on-line por causa de uma experiência de usuário ruim (Capgemini citada pela Intechnic);
  • 94% dos fatores que afetam a primeira impressão de um usuário estão relacionados ao design apresentado pelo e-commerce (Experience Dynamics citada por Intechnic);
  • 62% dos usuários dizem que, ao terem uma experiência ruim em um site, têm impacto negativo na sua opinião sobre uma marca (Yoko Co citada por Intechnic);
  • 75% do julgamento do usuário sobre a credibilidade de uma empresa tem como base o design de seu site (Yoko Co citada por Intechnic);
  • 92,6% das pessoas afirmam que a dimensão visual influencia a decisão de compra (infográfico da KISSmetrics citado por Neil Patel).

Os dados são a fonte para melhorar cada vez mais o seu negócio e é preciso se atentar a eles. Não é atoa que existe o user experience.

Melhore o UX com interatividade nas páginas do e-commerce

Quando o seu e-commerce conta com interatividade entre as páginas, o usuário tem uma experiência mais completa, cativante e diferente – isso faz com que ele se sinta interessado e interaja com o seu site por completo.

Alguns recursos e estratégias de marketing digital contribuem muito para que essa interatividade aconteça, como os e-books, as calculadoras especiais, os planos de recursos interativos, os vídeos, os tutoriais e os infográficos.

Aposte no UX design e proporcione a melhor experiência para o seu cliente

Quando você investe no visual, na praticidade e no conforto em navegar pelo seu e-commerce, levando em consideração o user experience, é muito mais fácil conquistar um cliente e mantê-lo por mais tempo no seu site – os dados citados ao longo do artigo comprovam.

Por isso, para entregar o melhor para o usuário – seu cliente potencial –, contrate uma agência como a Forrest, que conta com conhecimento vasto e prática na criação de sites, levando sempre em consideração a usabilidade e experiência de quem navega por ele. Além disso, nossa equipe atua e planeja sempre a partir dos dados do seu negócio para criar estratégias específicas e mais assertivas para ele. Vamos juntos.

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