Você sabe o que as IAs dizem da sua marca? A pergunta pode parecer estranha, mas está se tornando tão importante quanto “em que posição você ranqueia no Google?”. Uma pesquisa recente da BrightEdge, publicada no Search Engine Journal, revelou algo surpreendente: há 61,9% de desacordo entre o que ChatGPT, Google AI Overviews e Google […]
Ler PostO cenário mudou radicalmente. Se você ainda acha que SEO significa ranquear palavras-chave para gerar cliques, está atrasado. A entrada das buscas feitas por plataformas de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Google Gemini, trouxe um novo paradigma para o marketing digital. É hora de entender como isso afeta sua estratégia e, principalmente, como reagir […]
O Modo IA do Google foi liberado para todos os usuários dos EUA em 1º de maio de 2025. Trata-se de uma experiência de busca alimentada por inteligência artificial generativa, que apresenta respostas completas no topo da SERP — integrando mapas, produtos, reviews e comparações, tudo em tempo real. Com isso, a forma como marcas […]
Qual é o conceito de SERP? SERP ou “Search Engine Results Page” (Página de Resultados do Motor de Busca), é a página apresentada por um mecanismo de busca em resposta a uma consulta feita pelo usuário. Quando um usuário digita uma consulta em um mecanismo de busca, como o Google, o Bing ou o Yahoo, […]
Você já parou para pensar como os motores de busca encontram todas as páginas do seu site? Se você respondeu “sitemaps”, acertou! No SEO, o sitemap é um verdadeiro herói silencioso. Ele não apenas orienta os mecanismos de busca pelos labirintos do seu site, mas também garante que todas as suas páginas importantes sejam descobertas […]
O universo do SEO (Search Engine Optimization) está repleto de conceitos essenciais para otimizar um site e garantir que ele seja bem ranqueado nos motores de busca. Entre esses conceitos, a URL canônica se destaca como um dos mais importantes, especialmente para quem está começando. Vamos explorar em detalhes o que é uma URL canônica, […]
O anúncio da atualização do GPT-4.0 O anúncio do GPT-4.0 pela OpenAI marca um ponto significativo na evolução da tecnologia. Aqui, não vou me ater às diversas camadas que são inerentes de como a IA impacta nas relações humanas, que de fato nos aproxima da ficção científica do filme “Ela” do Spike Jonze. Em vez […]