O cenário mudou radicalmente. Se você ainda acha que SEO significa ranquear palavras-chave para gerar cliques, está atrasado. A entrada das buscas feitas por plataformas de Inteligência Artificial (IA), como ChatGPT e Google Gemini, trouxe um novo paradigma para o marketing digital. É hora de entender como isso afeta sua estratégia e, principalmente, como reagir […]
Ler PostO Modo IA do Google foi liberado para todos os usuários dos EUA em 1º de maio de 2025. Trata-se de uma experiência de busca alimentada por inteligência artificial generativa, que apresenta respostas completas no topo da SERP — integrando mapas, produtos, reviews e comparações, tudo em tempo real. Com isso, a forma como marcas […]
Qual é o conceito de SERP? SERP ou “Search Engine Results Page” (Página de Resultados do Motor de Busca), é a página apresentada por um mecanismo de busca em resposta a uma consulta feita pelo usuário. Quando um usuário digita uma consulta em um mecanismo de busca, como o Google, o Bing ou o Yahoo, […]
Você já parou para pensar como os motores de busca encontram todas as páginas do seu site? Se você respondeu “sitemaps”, acertou! No SEO, o sitemap é um verdadeiro herói silencioso. Ele não apenas orienta os mecanismos de busca pelos labirintos do seu site, mas também garante que todas as suas páginas importantes sejam descobertas […]
O universo do SEO (Search Engine Optimization) está repleto de conceitos essenciais para otimizar um site e garantir que ele seja bem ranqueado nos motores de busca. Entre esses conceitos, a URL canônica se destaca como um dos mais importantes, especialmente para quem está começando. Vamos explorar em detalhes o que é uma URL canônica, […]
O anúncio da atualização do GPT-4.0 O anúncio do GPT-4.0 pela OpenAI marca um ponto significativo na evolução da tecnologia. Aqui, não vou me ater às diversas camadas que são inerentes de como a IA impacta nas relações humanas, que de fato nos aproxima da ficção científica do filme “Ela” do Spike Jonze. Em vez […]
Atingir as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google é essencial para aumentar a visibilidade do seu site e atrair mais tráfego qualificado. Uma estratégia chave para conseguir isso é o uso de palavras-chave de cauda longa. Estas são frases específicas, com três ou mais palavras, que capturam a intenção exata de busca do […]