Por onde começar quando for contratar uma agência de inbound marketing?

Em um ambiente tão competitivo como o universo corporativo, cada decisão tomada por seus gestores pode significar uma vantagem sobre o concorrente. É justamente essa a origem do marketing, afinal: pensar estratégias para aumentar as vendas e impulsionar os negócios.

Em um cenário que aparenta estar saturado, inovar no marketing tornou-se essencial. Implantar soluções como o inbound marketing, por exemplo, significa atrair leads mais qualificados a um custo menor, com a tendência de aumentar as conversões e, portanto, o ROI.

A Forrest preparou um guia completo sobre inbound marketing, para te auxiliar na hora de contratar uma agência especializada. Vamos nessa?

O que é inbound marketing?

Já imaginou como seria o mundo do marketing se, ao invés da empresa ir até o cliente entregar a mensagem, o cliente que buscasse a empresa? Essa é a premissa do inbound marketing: atrair clientes oferecendo conteúdo e/ou serviços de utilidade, gerando vínculos e os convertendo futuramente em vendas.

Esses conteúdos ricos, como são chamados, são disponibilizados pela empresa para o público geral, em diversos formatos. Conheceremos alguns na sequência do texto. Além de ser uma importante forma de captação de leads, o inbound marketing aumenta a credibilidade e o brand awareness de uma empresa.

Por que o inbound marketing é essencial para seu negócio?

Na relação custo/benefício, o inbound marketing talvez seja a melhor estratégia de marketing. Ele exige um investimento menor do que o outbound marketing (ou marketing “tradicional”), com resultados similares ou até mesmo melhores.

Não é o objetivo do inbound substituir outras estratégias de marketing, muito pelo contrário. O ideal para uma empresa assertiva é mesclar as técnicas para obter o resultado ideal em conjunto, levando em consideração aquilo que a empresa precisa e é capaz de colocar em prática.

Quais são os serviços prestados por uma agência de inbound marketing?

Mas o que faz exatamente uma agência de inbound marketing? Quais são os serviços oferecidos para otimizar a relação entre uma empresa e seus clientes? Vamos conhecer algumas frentes:

Criação de conteúdo para blog

O blog é um dos formatos mais tradicionais de conteúdo na internet. Tendo o seu auge de popularidade nos anos 2000, os blogs passaram a ser aliados inseparáveis das empresas que querem posicionar sua marca na internet.

As publicações em blogs cativam os leitores, conferindo credibilidade à empresa e fazendo com que eles, futuramente, tendam a se tornar clientes.

Automação de marketing

Alguns métodos do marketing, como o E-mail Marketing, são muito efetivos e possuem altas taxas de conversão. No entanto, executar essa tarefa pode se tornar um esforço repetitivo, especialmente quando a lista de alvos é extensa.

Para tarefas como essa é que existe a automação de marketing. Softwares especializados (veremos mais sobre eles ao longo do texto) filtram e disparam o conteúdo para grupos específicos ou para toda a cartela de clientes, maximizando as possibilidades de conversão.

Nutrição de leads

A nutrição de leads consiste em gerir os leads obtidos nas diversas estratégias de marketing, definindo quando, como e em qual canal a empresa vai manter o contato com seu possível cliente. Essa técnica é fundamental para viabilizar o alcance dos resultados esperados, especialmente na venda de produtos ou serviços de alto valor agregado, quando o processo de decisão de compra costuma ser mais longo.

Vídeos e podcasts

Para muitas pessoas, a leitura já não é a opção favorita para consumo de conteúdo. Uma estratégia de inbound marketing eficaz precisa levar isso em conta, diversificando os formatos dos conteúdos ricos.

Os vídeos, tanto os mais curtos e leves como os mais longos e robustos, são uma das formas mais dinâmicas de se transmitir conteúdo. Os podcasts, que viveram um boom de popularidade recentemente, podem ser ouvidos basicamente em qualquer lugar ou situação.

Uma nova tecnologia que promete impulsionar o consumo de vídeos e podcasts é a internet 5G, em implantação pelo Brasil. Empresas inovadoras devem levar essa conjuntura em consideração ao elaborar suas estratégias de marketing.

Como funciona uma agência de inbound marketing?

Uma agência especializada em inbound marketing combina a expertise de seus profissionais com a utilidade dos softwares de serviço (SaaS) para produzir campanhas, ações e peças publicitárias. O objetivo é gerar resultados consistentes, metrificados e que impulsionam a estratégia comercial de seus clientes.

As principais agências do mercado, como a Forrest, fazem uso de metodologias ágeis, como o Scrum, que otimiza recursos materiais e humanos para oferecer uma produção de qualidade.

Qual é o squad de uma agência de inbound marketing?

Para executar com qualidade as atividades relacionadas ao inbound marketing, uma agência especializada deve contar com uma equipe diversa, criativa e qualificada. Aqui estão algumas das principais funções relacionadas:

Redatores especializados

A escrita para conteúdos de inbound marketing requer uma redação especializada, que compreenda os conceitos do copywriting e fale com propriedade dos temas mencionados. Possuir domínio sobre o branding da empresa dona do conteúdo e sobre o inbound marketing são diferenciais importantes.

Estrategista growth hacker

Um dos profissionais mais importantes para o funcionamento de uma estratégia de inbound marketing, um growth hacker é um especialista em crescimento empresarial. Esse profissional vai organizar e integrar as ações e operações de uma empresa, especialmente as estratégias de marketing, visando um crescimento rápido e consistente.

Analista de SEO e Linkbuilder

Esses profissionais vão atuar mais próximos da criação de conteúdo para blog. O papel do especialista em SEO é mapear o desempenho das palavras-chave relacionadas à empresa e ao conteúdo produzido, otimizando o desempenho das páginas no Google. Para auxiliar nesse aspecto, é fundamental uma construção atenta de backlinks das páginas, função exercida pelo linkbuilder. O mesmo profissional pode acumular as funções.

Webdesigner

Outro elemento importante para o ranqueamento dos blogs no Google é a estrutura interna dos sites, o “esqueleto”. O webdesigner possui a responsabilidade de ajustar os pontos de falha nos sites existentes, além de criar novos sites quando necessário.

Além desses exemplos, outras profissões relacionadas ao marketing também podem aparecer nessa lista, a depender da linha de trabalho e de uma eventual especialidade da agência.

Quais são as principais ferramentas utilizadas por uma agência de inbound marketing?

Além de uma equipe qualificada, para uma agência de inbound marketing operar com qualidade é necessário contar com o conjunto de ferramentas apropriado. Cada tarefa de inbound exige uma especificidade que requer o uso de uma ferramenta distinta.

Monitoramento

Toda e qualquer ação de marketing precisa ser mensurada. Apenas dessa forma é possível saber com precisão as ações que funcionam ou não, permitindo a revisão de métodos e o redirecionamento de recursos para as táticas mais efetivas. Conheça alguns softwares populares:

SemRush

A empresa americana é referência no mercado de monitoramento de sites. O SemRush fornece aos profissionais de marketing um panorama completo do tráfego de usuários, seja ele orgânico ou pago, para o site da empresa, com análise do tráfego, palavras-chave, backlinks e auditoria da estrutura do site. O painel da plataforma exibe vários insights de SEO, Publicidade, Redes Sociais e Marketing de Conteúdo.

Ubersuggest

Em relação a monitoramento de palavras-chave, o Ubersuggest é imbatível. A ferramenta é a melhor amiga de qualquer analista de SEO, fornecendo uma variedade de informações sobre uma palavra-chave ou um grupo de palavras: volume de buscas atual e histórico, dificuldade de ranqueamento orgânico e pago, insights para palavras-chave relacionadas, dentre outros.

Automação de marketing

Já falamos sobre as vantagens que uma agência de inbound marketing possui ao utilizar softwares de automação em suas atividades. Vamos conhecer agora alguns desses softwares e suas funcionalidades.

Mautic

O Mautic entrega os principais recursos esperados para um software de automação, sendo altamente personalizável. Por ser de código aberto, a solução é de download gratuito. O Mautic é bastante utilizado para o E-mail Marketing, por ter interface e funcionalidade similares a serviços da área pagos, como Mailchimp.

RD Station

Uma das ferramentas mais completas disponíveis, o RD Station é a plataforma de SaaS mais popular do mercado brasileiro. A empresa catarinense se tornou uma referência por desenvolver um produto fácil de ser utilizado, estável, escalável e que contempla basicamente todas as demandas de automação de uma empresa.

CRM

Contar com um software de CRM é fundamental para personificar o relacionamento com o cliente, eliminando esforços repetitivos e/ou desnecessários para entregar a mensagem certa no momento certo, deixando o cliente mais seguro e confortável. Estas são algumas das melhores aplicações:

Hubspot

O HubSpot conta com tudo que uma agência especializada precisa para prestar um serviço de qualidade. O software possui uma gama de funcionalidades, como diversos relatórios, gestão de contatos de clientes, empresas e seus representantes (ideal para negócios B2B), modelos de e-mail, chat para sites, etc. Além disso, o HubSpot ainda é escalável, ou seja, se adequa às demandas de cada empresa.

Moskit

O Moskit é um software brasileiro personalizável e intuitivo, idealizado para pequenas e médias empresas. Sua API aberta facilita a integração com diversas aplicações do mundo do marketing, como RD Station, WhatsApp, pacote Google, dentre outros.

Quais são as principais rotinas de uma agência de inbound marketing?

Uma agência especializada em inbound marketing possui ações cíclicas e bem definidas, levando em consideração as necessidades de seu cliente e as estratégias mais adequadas para ajustar as rotinas de produção, distribuição e análise de dados.

Os ciclos podem ser organizados por semana, quinzena, mês ou até mais. Cada ciclo de rotina costuma contar com um assessment da situação atual, geração de insights a partir disso, a escolha das estratégias a serem seguidas e a produção dos conteúdos, voltando para o começo com a análise dos dados resultantes.

Quais são e como monitorar os principais resultados esperados por uma agência de inbound marketing?

Se o objetivo do inbound marketing é despertar o interesse dos clientes e os atrair à sua empresa, métricas precisam ser estabelecidas para mensurar a eficácia dessas práticas. Toda estratégia de marketing consistente precisa mensurar essas estatísticas da maneira correta, para evitar mal-entendidos e erros de execução. Essas são as principais métricas do inbound marketing:

Gerar valor para sua marca

O valor atribuído a uma marca é um fator fundamental no processo de decisão de compra. Por conta disso, ter uma marca mais consolidada do que o concorrente é uma vantagem mercadológica muito interessante para uma corporação. Por ser um parâmetro mais intangível, pode existir uma dificuldade maior em mensurar corretamente.

Aumentar o tráfego orgânico

O aumento do tráfego orgânico é uma das principais métricas procuradas pelas empresas, por oferecer resultados mais estáveis e consistentes do que o tráfego pago, por exemplo, por um valor de investimento menor. A combinação perfeita para a prosperidade dos negócios, em qualquer ramo.

Melhorar suas taxas de conversão

O aumento dos leads, por si só, não significa nada para uma estratégia de marketing eficaz se não vier acompanhado de um aumento na taxa de conversão. Essa costuma ser a métrica observada com mais atenção, justamente por estar diretamente ligada ao faturamento. No entanto, não se pode perder de vista que a taxa de conversão é um reflexo das ações de todo o funil de vendas.

Monitorar a concorrência

Saber o que acontece com outras empresas do ramo é fundamental para identificar oportunidades e se manter competitivo, já que a maioria absoluta dos negócios possui um ou mais concorrentes diretos.

Realizar o benchmarking das ações de inbound marketing dos concorrentes pode indicar qual o impacto médio dessa estratégia nos públicos-alvo da empresa, uma informação preciosa para guiar as abordagens de conteúdo.

Como uma agência de inbound marketing deve utilizar a inteligência artificial nas suas atividades?

A inteligência artificial já é realidade no mundo do marketing. A agilidade ofertada por essa tecnologia dinamiza vários processos de rotina, como a identificação de tendências nos dados processados, por exemplo. Chatbots que utilizam IA, como o ChatGPT, já estão sendo empregados para auxiliar a produção de copywriting.

Uma agência de inbound marketing que é trendsetter e sempre está buscando inovação deve aliar a análise de dados, a inteligência artificial e a criatividade humana para obter os melhores resultados em suas atividades.

Por que a Forrest é uma das melhores agências de inbound marketing do Brasil?

Depois de conhecer tudo sobre uma agência de inbound marketing, esse é o momento de escolher a melhor opção para o seu negócio. A Forrest é uma das principais agências de inbound marketing do Brasil, pois conta com uma equipe experiente e amplamente qualificada. Nós estamos sempre de olho nas inovações e tendências do mercado, para aplicar as estratégias corretas para impulsionar o seu negócio.

Pronto para melhorar sua performance e saltar a concorrência? Vamos começar!

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