Mais de 2 bilhões de pessoas utilizam o WhatsApp no Brasil. O aplicativo de mensagens tornou-se a segunda maior plataforma de mídia social do mundo. Por aí você já imagina que terão vários benefícios com a automação para WhatsApp no setor de saúde, não é mesmo?
Mas quais são eles? Neste post, listamos seis. Além disso, você também vai saber quais as possibilidades de automação para WhatsApp no setor de saúde. E então, quer conferir o artigo com a gente? Siga com a leitura.
Quais os benefícios da automação para WhatsApp no setor de saúde?
Antes de falar sobre os benefícios da automação para WhatsApp, é preciso contar um pouco sobre a história do aplicativo. O app surgiu como um mensageiro, ou seja, é utilizado para facilitar a comunicação entre as pessoas.
No entanto, ele evoluiu e agora, com o WhatsApp Business voltado para empresas e instituições de saúde, otimiza o contato com o cliente, tornando assim o serviço mais próximo e ágil.
Para utilizar o app da melhor forma e simplificar ainda mais o dia a dia, existem sites que fazem a automação para WhatsApp, como a Bitrix24, ZapFácil e Whatsy.
Mas então, quais são os benefícios para o setor de saúde? Veja agora a lista que preparamos.
1. Ajuda a organizar o atendimento
Não importa se você trabalha em uma clínica médica, hospital ou operadora ou qualquer empresa do setor de saúde. O WhatsApp Business ajuda a organizar o atendimento e o fluxo de pacientes. Isso acontece porque ele torna a recepção mais produtiva.
Portanto, é mais fácil agendar ou desmarcar consultas e exames dos pacientes. Além disso, também é uma maneira de oferecer um atendimento personalizado.
2. Fideliza pacientes
Quem não gosta de receber uma atenção especial durante a marcação de uma consulta ou exame médico? O WhatsApp ajuda a fidelizar pacientes, pois, ao receberem as mensagens do setor de saúde, entendem o quão importantes eles são.
Além disso, o WhatsApp traz uma sensação de segurança, pois mostra aos pacientes o quanto é fácil manter a comunicação com o setor de saúde. Sem falar que você pode encaminhar comunicados para a sua lista de transmissão, informar recessos e também novidades.
3. Analisa as estatísticas das mensagens
Com o WhatsApp, você analisa as estatísticas das mensagens, pois a ferramenta disponibiliza métricas. Você também verifica a taxa de recebimento, de abertura, resposta e conversão.
4. Evita a marcação de consultas de última hora
Essa é uma vantagem, principalmente para as clínicas médicas. O WhatsApp evita a marcação de consultas de última hora, pois você consegue agendar com antecedência a vaga do paciente. Deste modo, também não deixa ele esperando. Sem falar que essa é uma vantagem para os profissionais de saúde, que não precisam lidar com imprevistos.
5. Esclarece dúvidas sobre o setor de saúde
O WhatsApp também esclarece as dúvidas dos pacientes em relação ao setor de saúde. É um contato mais direto com quem é o responsável pela informação.
Além disso, os pacientes se sentem seguros já que sabem que o acesso à informação é rápido e que podem contar com uma boa equipe de saúde. Assim, o paciente sabe que sempre terá um profissional disposto em atendê-lo nos horários determinados.
6. Atualiza fichas cadastrais
O aplicativo também possibilita a atualização das fichas cadastrais dos pacientes. Imagine que você trabalha em uma clínica médica. Você pode atualizar as fichas dos pacientes através do aplicativo de mensagem, enviando, por exemplo, um questionário on-line para que as pessoas atualizem os dados.
Desta maneira, o paciente poderá responder às perguntas de forma rápida, objetiva e também no conforto do lar. Além disso, você poderá tirar alguma dúvida com o paciente sempre que precisar, bastando enviar uma mensagem.
Como usar o WhatsApp no setor de saúde?
Veja de que forma você pode usar o aplicativo do WhatsApp no setor de saúde:
Atendimento
Sabe aquela história que a primeira impressão é a que fica? Portanto, utilize a automação do WhatsApp para investir em um bom atendimento. Seja atencioso e eficiente com quem procura pelo setor de saúde.
Pense no WhatsApp como um aplicativo que vai te ajudar com:
- agendamento de consultas;
- esclarecimento de dúvidas;
- suporte aos clientes.
Chamadas e textos objetivos
Aposte em chamadas objetivas e textos que despertam o interesse de quem procura pelo setor de saúde. Assim, você vai chamar a atenção das pessoas e elas terão o interesse de interagir com o conteúdo. Mas deixamos aqui um alerta: antes de sair por aí encaminhando mensagens para quem faz parte da sua lista de transmissão, peça a autorização para enviar essas informações não solicitadas.
E como fazer isso? É simples: você envia um texto e pergunta se as pessoas da sua lista têm interesse em se informar sobre os novos serviços, horário de atendimento e reajustes de preços.
Não se esqueça de que você não pode invadir a privacidade das pessoas. Portanto, tenha bom senso e só encaminhe mensagens se você receber a autorização.
Chatbots
Outra maneira de usar a automação para WhatsApp é investir em chatbots. Como você já deve saber, o chatbot é uma solução que funciona bem para o WhatsApp. Você pode vincular a conta da empresa ou instituição de saúde a um bot para que ele ofereça um atendimento automatizado e inteligente.
Com certeza, essa é uma das melhores maneiras de desafogar sua equipe de atendimento e prestar um bom suporte para quem procura por seus produtos ou serviços.
Respostas automáticas
E você nem precisa ficar 24 horas on-line no mensageiro. Uma das vantagens da automação para WhatsApp é exatamente programar respostas para quem entra em contato com o setor de saúde.
Você pode tanto programar respostas de boas-vindas ou de espera (pedindo para o paciente aguardar) quanto de quem passou do horário de atendimento. Outra funcionalidade do WhatsApp é você programar as suas férias.
Por exemplo, o aplicativo permite o envio de mensagem automática informando que você ou o responsável pelo marketing do setor de saúde estarão de férias do dia “X” ao dia “Z”.
Como respeitar as políticas do WhatsApp para a área da saúde?
Para usar o WhatsApp, o setor de saúde precisa ficar atento às políticas do aplicativo. Elas não permitem, por exemplo, a venda de drogas ilegais recreativas ou sujeitas a prescrição médica. O mesmo vale para a venda de remédios e outros produtos médicos.
Assim como respeitar as políticas, é importante ficar atento e cumprir as determinações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que está em vigor desde setembro de 2020 e tem como objetivo proteger os dados pessoais de pessoas físicas.
Por isso, é fundamental manter a segurança na comunicação. Apesar da Lei não impossibilitar o envio de mensagens para os contatos, ela determina que o usuário deve permitir o uso dos seus dados, assim como a exclusão deles também, e ela deve ser feita junto ao paciente.
Como você viu neste post, a automação para WhatsApp é importante para o setor de saúde, pois organiza todo o trabalho dos profissionais. No entanto, para aproveitar tudo o que o aplicativo tem para oferecer, fique de olho nas políticas de uso.
Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post sobre a automação do marketing e a síndrome do balde furado.